Palestras TAMAR – FN

Vou escrever um pouquinho aqui sobre a importância das palestras que assisti em Noronha que fala sobre as Ilhas do Arquipélago, Tartarugas, Golfinhos, Tubarões e sobre como viver bem, preservando a natureza e salvando você de você mesmo. Calma, você vai entender melhor a seguir.

Toda a exuberância dessa natureza impecável que existe em Noronha quem cuida é o Projeto Tamar sob a coordenação do ICMBio. Eu já tinha lido quando estava fazendo o roteiro da minha viagem que era fundamental assistir às palestras do TAMAR, mas depois que participei, achei essencial. Vai além do contexto de ter essas palestras na vida. Está mais para sentir tudo que Noronha foi, é, e será para a humanidade. Tanto nas coisas boas quanto nas ruins.

12182502_10208161775746154_7557163085709032127_o

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no IBAMA. O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras TArtaruga MARinha. A principal missão do Tamar é a pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. A partir daí, o nome Tamar passou a representar o Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas.

Eu tive a oportunidade de assistir a quase todas as palestras. A minha pousada ficava ao lado do Centro de visitantes e todos os dias, aquela hora do dia era reservada para aprendizado sobre a vida na ilha. As palestras são realizadas desde 1996 no auditório do Centro de Visitantes. Diariamente, alguns pesquisadores convidados ministram palestras de temática ambiental, com acesso gratuito. Sim, isso é a única coisa que é de graça em Noronha 😉

A primeira palestra que vi foi a de “Tartarugas Marinhas e o Projeto Tamar”, que tratou tudo relacionado à principal missão do Tamar, como foi dito a cima: vida e preservação das tartarugas marinhas do Brasil. Na sequência veio a dos “Golfinhos Rotadores” que são frequentadores assíduos da ilha e eu devo dizer que é sensacional vê-los fazendo um espetáculo bem na nossa frente durante os passeios de barco. Essa palestra detalha toda a vida e hábitos dessa espécie de golfinhos. Depois foi dia de “Vivendo Noronha” que para mim foi a melhor, pois é o momento que você conhece toda a história de Fernando de Noronha e você termina de se apaixonar por completo pelo lugar. A última e não menos importante foi sobre “Tubarões” que te permite ficar mais a vontade com os bichinhos “dóceis” rs. Quando eu assisti a essa palestra eu já havia nadado quatro minutos com um bem do ladinho, na Baía do Sueste, e já tinha sentido todos os medos possíveis. Entretanto, foi ótimo conhecer todas as espécies e o ecossistema equilibrado entre esses animais em Noronha. Enfim, todas as palestras são ótimas aulas sobre o meio ambiente.

Agora eu vou dizer por que essas palestras irão ajudar a salvar você, de você mesmo. A cada dia de palestra eu ía me sentindo melhor como ser humano no sentido de que você percebe que Noronha só é o que é, porque os ilhéus foram educados para preservar o lugar deles como se eles precisassem daquilo para respirar (o que não deixa de ser). Vivendo Noronha retrata a forma como cada ilhéu vive. E é muito inspirador você ver uma criança de 8 anos correndo “desesperada” pra pegar uma capa de picolé porque o vento jogou para longe dela. Eu vi isso na praia do porto e fiquei atônita, pela tamanha preocupação, educação e amor por seu lar. Você só precisa de um pingo de sensibilidade pra perceber quantas vezes você foi um idiota total por não cuidar do seu meio ambiente e constatar que todo o lixo que você enxerga na rua é culpa sua. Mesmo que você nunca tenha jogado um, aposto que nunca vez algo realmente relevante pra mudar essa situação. Vejam! Estou escrevendo na terceira pessoa, mas estou me referindo a mim mesma, não a você leitor que já deve ter feito algo extraordinário para conseguir admirar a limpeza do seu bairro.

Bom, Noronha tem problemas sérios também, como em qualquer lugar no mundo. Mas o foco aqui é salientar para a importância das palestras do TAMAR na conscientização de obrigações e deveres sociais ao meio ambiente. Através dessas palestras você poderá ser impulsionado a tomar mais cuidado com pequenas atitudes na natureza, através de razões detalhadas pelos palestrantes maravilhosos, assim como eu fui.

Namaste! ❤

 12045298_10207945548380605_2352627777050520682_o

Informações adicionais sobre as palestras:

 As palestras iniciam todas as noites, às 20:00, e cada noite tem seu tema fixo:

  • Consulte a programação semanal no Centro de Visitantes ou na recepção da pousada, pois a programação está sujeita a alterações.
  • O Centro de Visitantes do Tamar fica a beira da BR-363 no bairro do Boldró.

“Todas as 2ª e 5ª feiras, os visitantes podem acompanhar gratuitamente a atividade de monitoramento de tartarugas marinhas, através de captura intencional para marcação e biometria na praia do porto. Além disso, no período de dezembro a junho, os visitantes podem acompanhar o monitoramento noturno na praia do Leão e a abertura de ninhos. Vale ressaltar que as atividades noturnas são promovidas mediante agendamento, a fim de proporcionar uma interação mais direta com as atividades do TAMAR.

O arquipélago de Fernando de Noronha foi descoberto em 1503, sendo ocupado, em momentos diversos da história, por portugueses, ingleses, franceses e holandeses. Já serviu de colônia correcional e presídio político, além de base militar para os Estados Unidos durante as Guerras Mundiais e o período da Guerra Fria.

Nos registros históricos consta que havia “bandos de tartarugas na ilha e no mar”, situação bem diferente da atual. O meio ambiente foi bastante prejudicado durante séculos de ocupação, quando comer ovos e carne de tartaruga marinha era hábito comum. Como resultado desse passado predatório, Noronha abriga hoje a menor população de tartarugas-verdes entre as ilhas oceânicas brasileiras”

Algumas informações foram retiradas do portal do TAMAR http://www.tamar.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s