Trilha para Lopes Mendes – Ilha Grande

Ilha Grande pertence ao estado do Rio de Janeiro e a praia de Lopes Mendes já foi considerada uma das praias mais lindas do mundo pelo TripAdvisor. Sem dúvidas uma das mais lindas do Brasil e perfeita para quem ama praia e natureza. Fiquei hospedada no centro da Vila do Abraão e de lá parti para algumas trilhas na Ilha. A seguir, falarei sobre essa aventura.

DSC05382 DSC05434

SAM_7555 SAM_7534

O objetivo era passar mais tempo na praia, então decidi ir de barco partindo da vila de Abraão. Os barcos deixam os turistas na praia do Pouso, de onde se inicia uma trilha leve de 1 km para atravessar um morro durante 30 minutos até chegar a Lopes Mendes, do outro lado da Ilha. Essa trilha é autoguiada e o único problema é que você sobe morro, aproximadamente (50m), então cansa um pouquinho.

DSC05389

Antes de chegar em Lopes Mendes tem uma trilha que te leva a praia de Santo Antônio que é muito linda por sinal. Para fotos ela é até bem mais bonita que Lopes Mendes na minha opinião. Mas é uma praia pequena. Visualmente Lopes Mendes é mais impactante ❤ … Linda mesmo! Águas cristalinas, areia branca e fina.

Para chegar em Santo Antônio você deve caminhar desde a Praia do Pouso para Lopes Mendes. Antes de descer para a planície arenosa de Lopes Mendes, há uma derivação para a direita, aí você vai caminhar entre 10 a 15 minutos.

DSC05408

Praia de Santo Antônio

No fim da tarde você volta para a praia do Pouso e lá já tem uns barcos a sua espera para o retorno à Vila. Foi nesse retorno que eu quase morri de medo. É bem difícil eu sentir medo em barcos mas dessa vez foi tenso. Lopes Mendes fica situada no lado da ilha de mar aberto, então haja fôlego pra suportar ondas gigantes fazendo com que seu barco pareça aqueles barquinhos de papel dentro de um mar e parecia que era questão de tempo pra ele afundar hahaha. Gelei demais! Mas deu tuuudo certo e eu já pretendo voltar obviamente. 😀

SAM_7611

Outros meios de chegar em Lopes Mendes:

  • De lancha desde Araçatiba (passeio);
  • Para os que curtem uma caminhada mais longa podem caminhar em direção ao Farol de Castelhanos, e, ao chegar na proximidade da Praia da Aroeira,  logo após a escola municipal, pegar a direita, uma encantadora estrada arenosa que também conduz a praia de Lopes Mendes, porém chegando na Capela, quase na extremidade da praia. Este percurso, demora entre 40 e 60 minutos;
  • Pode também caminhar desde Abraão pela trilhaT10, passando pela Praia Grande das Palmas e Praia dos Mangues. Percurso total de 6 km.

SAM_7569

Essa trilha eu fiz em setembro de 2013. Época que geralmente faço meus mochilões. Prefiro a baixa estação, por ser mais calma, menos custo, menos pessoas, clima equilibrado no Brasil e passagens aéreas menos astronômicas. Sair do Amazonas para o resto do Brasil é quase uma odisseia. : /

Resumex para preguiçosos 😉

Extensão da praia: 3km
Transporte: Barco
Saída: Por volta de 10h da praia do Abraão
Duração total: Aprox  4h
Retorno: 15:30h
Valor: R$ 20,00 (2013)
Distância da vila do Abraão: 12km
Distância da praia do Pouso: 1km
Parte ruim para mochileiros: proibido acampar
Importante levar: tênis, repelente, protetor e dinheiro.

Até breve!

Carol

Obs.: Algumas informações importantes foram copiadas de http://www.ilhagrande.com.br/
Fotos: @simonebrandaofotografia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s